O tão aguardado recorde de preço do Bitcoin (BTC) finalmente aconteceu em 5 de março, após a primeira criptomoeda do mundo ter ultrapassado US$69.000.
E aí está. Estamos oficialmente em um mercado de alta.
Durante o último mercado de alta, desenvolvedores, projetos e artistas compartilharam seus grandes objetivos e ideias de como a cripto e a blockchain revolucionariam o mundo inteiro. Embora parte disso tenha acontecido, na realidade, muito ficou por realizar.
Então, agora que as condições de mercado finalmente melhoraram, todos têm outra chance de cumprir o que foi prometido. Os co-apresentadores do The Agenda, Jonathan DeYoung e Ray Salmond, assumem que, com melhores condições de mercado e balanços lucrativos, os projetos blockchain deveriam ter recursos suficientes para construir os produtos e serviços que esperam resolver muitos dos problemas do mundo.
No episódio 31 do The Agenda, Salmond e DeYoung compartilham suas visões sobre a importância do preço do Bitcoin atingir um novo recorde e o que isso pode significar para as criptos em 2024.
O momento fênix do Bitcoin é um sinal de um ativo e mercado amadurecidos
Uma vez superada a excitação e fixação em torno do Bitcoin atingindo novos recordes de preço, um humor mais contemplativo se instala, no qual se considera o significado do marco.
Quando perguntado sobre o que o preço do BTC indo à lua significa no grande esquema das coisas, Salmond sugeriu que é “um sinal de maturidade”, especialmente considerando que:
“Os ETFs são como compradores de demanda infinita, certo? Eles são como compradores de demanda infinita. Todos os dias, nas últimas duas ou três semanas, eles têm comprado um mínimo de US$500 milhões em Bitcoin diariamente, ou US$450 milhões diariamente. Mesmo hoje, quando o preço do Bitcoin caiu após atingir um novo recorde, ETFs como o IBIT da BlackRock negociaram como 1 bilhão de ações.”
DeYoung expressou sua perspectiva de que, ao contrário dos mercados de alta anteriores, o burburinho social de não-cripto bros empalidece em comparação com o que foi visto em 2017 e 2020 e que ele se encontrou um tanto surpreso por não estar olhando para o valor de sua carteira a cada cinco minutos:
“Estou aqui por algo mais profundo. Então sim, agora que o preço voltou, sinto que estou um pouco desapegado disso. E eu também acho que estamos apenas — quero dizer, você pode me corrigir se discordar — mas sinto que estamos ainda tão no início desta corrida de alta que me empolgar demais com a marca de US$69.000 é um pouco prematuro, eu acho.”
2024 será mais sobre resultados do que ideias
Salmond e DeYoung concordaram que, em 2024, o sucesso de blockchain e criptos provavelmente será definido pela capacidade dos construtores de entregar produtos e serviços úteis em vez do valor de seus tokens. DeYoung disse:
“Espero que isso signifique que algumas das pessoas que estão surfando na onda para cima então peguem um pouco do seu dinheiro e o invistam em projetos mais apaixonados. Como eles fizeram seu dinheiro com os […] jogos de hype, talvez os projetos maiores que fazem um pouco de dinheiro. Agora eles têm alguns ETHs extras por aí, e podem investi-los no projeto apaixonado de um amigo e ajudar a tirá-lo do chão, ou nos casos de uso únicos e legais.”
DeYoung sugeriu que a sinergia entre cripto e inteligência artificial continuará a se fortalecer à medida que a necessidade de verificar dados e mídia se torna mais necessária. Segundo DeYoung, as blockchains parecem perfeitamente adequadas para catalogar e autenticar dados, e ele espera que elas desempenhem um papel crítico na mídia e possivelmente no governo nos próximos anos.
Salmond, por outro lado, tem esperanças de que tokens não fungíveis (NFTs) de música se tornem uma indústria na moda novamente em 2024:
“Sabe, o mercado explodiu há dois anos. Então, eu pensei que a fênix dos NFTs seria os NFTs de música. Realmente pensei que esse era o sub-setor da indústria que fazia mais sentido e teria o maior crescimento — seria apenas fácil fazer a ponte entre a Web3, blockchain e a indústria musical tradicional. E havia tantas plataformas e pessoas arrecadando fundos na casa das dezenas de milhões de dólares para NFTs de música que estou surpreso que nada tenha acontecido.”
Salmond admitiu que talvez a cronometragem de suas altas expectativas careça de paciência, algo que ele explicou ser crítico no espaço fintech:
“Uma coisa que aprendi investindo em Ethereum, talvez Bitcoin, mas realmente Ethereum e algumas das outras moedas semelhantes a Ethereum — uma coisa que aprendi sobre empresas de tecnologia é que você não espera resultados no final de um ano, ou mesmo no final de dois anos, ou mesmo no final de três anos. Você espera o retorno e o resultado no final de cinco ou 10 anos. Como o ETH é claramente um investimento de cinco a 10 anos.”
Para ouvir mais da conversa de Jonathan e Ray no The Agenda — incluindo detalhes suculentos sobre os convidados dos próximos episódios — ouça o episódio completo na página de Podcasts do Cointelegraph, Apple Podcasts ou Spotify. E não se esqueça de conferir a linha completa de outros programas do Cointelegraph!
Este artigo é para fins de informação geral e não se destina a ser e não deve ser tomado como aconselhamento jurídico ou de investimento. As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são do autor sozinho e não refletem ou representam necessariamente as visões e opiniões do Cointelegraph.