Ecossistema GameFi retorna em meio à alta dos preços das criptomoedas


Após um período adormecido em 2022 e um ano bastante discreto em 2023, os projetos de GameFi estão voltando com força total à medida que o mercado de alta se intensifica.

Esta semana, o protocolo move-to-earn StepN anunciou uma parceria com a Adidas para o lançamento de 1.000 tokens não fungíveis (NFTs) da Genesis Edition na Solana. O lançamento faz parte de uma parceria contínua de um ano entre as duas empresas, que verá uma mistura de NFTs e lançamentos de tênis para vestir no futuro. Cada tênis NFT da Genesis Edition será avaliado em 10.000 GMT (US$ 2.200).

Criado pela FSL em 2021, o StepN permite que os usuários ganhem recompensas por caminhar, trotar ou correr. As recompensas estão disponíveis após os usuários comprarem um NFT de tênis virtual e vincularem seus smartphones. Ao interagir com o aplicativo, os usuários ganham tokens GMT, que possuem um mecanismo inflacionário, um limite de fornecimento de 6 bilhões e uma capitalização de mercado diluída atual de US$ 1,2 bilhão.

“A parceria entre o aplicativo de estilo de vida mais utilizado e uma marca global como a Adidas que agora se torna realidade indica a direção para onde as recompensas de estilo de vida estão indo”, comentou Shiti Manghani, CEO do StepN. Na semana passada, o protocolo move-to-earn também anunciou um airdrop de US$ 30 milhões para seus usuários fiéis.

Mecanismo dos tênis NFT do StepN

Para outros protocolos, trata-se mais do hardware.

No início deste mês, a Ordz Games revelou seu primeiro dispositivo de jogos portátil Web3, o “BitBoy One”. Inspirado no GameBoy de primeira geração da Nintendo de 1989, o dispositivo permite que os jogadores ganhem Bitcoin (BTC) por meio de jogos retrô.

“Através dos aplicativos nativos do BitBoy conectados à blockchain do Bitcoin, os usuários podem jogar uma ampla variedade de videogames que são registrados para sempre na blockchain do Bitcoin como ordinais”, escreveu a equipe da Ordz Games. “As opções vão desde jogos HTML até emuladores e ROMs on-chain”, acrescentaram eles. Bluetooth e WiFi são suportados para atividades multiplayer.

Além disso, cada dispositivo BitBoy vem com uma renderização 3D um para um do dispositivo físico na forma de inscrições ordinais, que podem então ser visualizadas em um dispositivo de realidade virtual, como o Apple Vision Pro. O dispositivo foi oficialmente apresentado na Paris Blockchain Week.

O dispositivo de jogo BitBoy One (X)

Outros projetos voltaram sua atenção para os videogames.

ARPG Seraph: In the Darkness, construído na Arbitrum e desenvolvido pela Seraph Studio, recentemente alcançou vendas de mais de 11.000 Ether (ETH) por meio de várias vendas de NFTs dentro do jogo, consistindo de heróis, passes prioritários, equipamentos e outros. O Seraph Studio é apoiado pelo gigante coreano dos jogos Actoz Soft. Programado para lançamento na pré-temporada em 19 de abril, o jogo apresenta um cenário medieval sombrio onde os jogadores podem personalizar seus heróis, lutar contra monstros e ganhar saques.

O jogo provocou recursos futuros em sua pré-temporada que permitem aos jogadores alugar seus equipamentos NFT dentro do jogo para ganhar recompensas, bem como NFTs de tesouros descobertos.

Seraph: In the Darkness está em desenvolvimento desde 2021, com um total de US$ 8 milhões gastos em operações e pesquisa. Durante esse período, os desenvolvedores também estiveram incorporando novas tecnologias, com recursos como companheirismo de IA multiplayer disponível no lançamento final. O jogo está programado para ser lançado no PC, iOS e Android.

Jogabilidade blockchain de In the Darkness

De acordo com dados da DappRadar, o número de carteiras ativas únicas no GameFi mais do que dobrou no último ano, atingindo 2,54 milhões. Em dezembro passado, os fundadores do estúdio de jogos, Yat Siu e Johnson Yeh, previram que “dezenas de milhões” de jogadores entrariam nos jogos Web3 este ano. Apesar de seu entusiasmo, os projetos de GameFi também foram criticados por priorizarem o aspecto “financeiro” dos jogos em detrimento da diversão, com vários colapsos significativos no último ano.





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